Filosofia Educacional

O Colégio Cristão Amar vai muito além de ser apenas uma instituição de ensino. Somos parceiros da família na missão de ensinar e educar. Um colégio confessional comprometido com uma educação pautada no conhecimento, sem viés ideológicos ou políticos, mas baseados em princípios cristãos!

Entendemos a educação, em seu sentido amplo, como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a participar construtivamente na sociedade, de forma que todas as suas ações possam glorificar a Deus. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados, ao qual nos unimos como apoio, formando uma aliança.

O Colégio Cristão Amar é associado à AECEP, Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. Organização que estrutura, organiza e compartilha conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar em Abordagem Educacional por Princípios produzidos por seus fundadores, capacitadores e associados. Através de eventos nacionais e regionais, cursos e materiais, ela dissemina estes conhecimentos e busca fortalecer os relacionamentos das escolas associadas.
A AECEP é a entidade responsável pela Abordagem Educacional por Princípios no Brasil. Conheça mais sobre a AECEP pelo site: www.aecep.org.br

A Abordagem Educacional por Princípios, ou simplesmente AEP é um conceito de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus.

Outra parceira do qual o Colégio Cristão Amar é associado é a Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI), que é uma organização internacional de escolas cristãs sem fins lucrativos, com seu escritório central em Colorado Springs, EUA. Foi formada em 1978 como resultado da união de várias associações de escolas cristãs nos Estados Unidos e Canadá. Conta com mais de 25 mil escolas associadas, em mais de 115 países, tendo mais de um 5.5 milhões de alunos. Existem 16 escritórios regionais ao redor do mundo, sempre respeitando a identidade cultural de cada nação.

A ACSI chegou ao Brasil em 2000 e desde 2001 tem oferecido congressos, encontros, cursos de capacitação, literatura, material didático, visitas de apoio, consultoria, desenvolvimento profissional, eventos estudantis, tudo com o propósito de fortalecer e apoiar as escolas cristãs, seus educadores e alunos. Conheça mais sobre a ACSI pelo site: www.acsi.com.br

Como material didático, apoio e também parceria, o Colégio Cristão Amar tem a Rede Cristã de Educação, com uma história de sucesso, firmada nos princípios cristãos, a Rede Cristã integra a maior instituição de educação do mundo: a Kroton. A proposta da Rede Cristã é inovadora e as soluções educacionais são completas e integradas. Todos os produtos e serviços são voltados para o desenvolvimento dos professores, das lideranças educacionais e dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A Rede Cristã de Educação vê a importância e a singularidade daquele que precisa ser educado de forma integral em todos os aspectos da vida:

Cognitivo – Ensinando a pensar, a questionar, a estabelecer relações, a resolver problemas;
Intelectual – Possibilitando a ampliação do conhecimento e das formas de aprendizagem;
Ético e moral – Formando valores pautados nas escrituras;
Tecnológico – Propiciando a utilização e a apropriação de diferentes linguagens e ferramentas tecnológicas.

Conheça mais sobre a Rede Cristã pelo site: www.redecristadeeducacao.com.br